APASC

Notícias

Os melhores 6 jogos de estimulação mental para os idosos

24/08/2021 - Política Distrital

À medida que envelhecemos a “deterioração” ou envelhecimento de nosso cérebro e suas respectivas funções cerebrais tornam-se presentes. Dito desgaste físico nos apresenta novas necessidades específicas. Por isso, é necessário começar a falar em estimulação cognitiva, que se refere a um conjunto de exercícios e atividades que visam melhorar ou manter as capacidades mentais de uma pessoa ao longo do tempo.

Sabendo que existe uma grande variedade de atividades para “treinar” nosso cérebro, desde os clássicos livros de exercícios até os mais novos jogos de treinamento cerebral. Alguns dos jogos selecionados são:

 

Todos os jogos de palavras

São de grande ajuda, pois um dos fatores que mais se deteriora com a idade e que anda de mãos dadas com os problemas derivados da memória é a linguagem, chave para o bom funcionamento do cérebro. Existem vários jogos, como as palavras encadeadas, que exigem colocar em funcionamento as capacidades intelectuais das pessoas e são muito úteis neste aspecto.

 

Encontre as diferenças

A princípio podemos pensar que é um jogo muito básico, mas é um clássico muito útil. Sem outro objetivo que não seja encontrar as diferenças entre duas imagens, mas que requer grande capacidade mental. O tamanho das imagens deve ser levado em consideração, pois alguns idosos podem apresentar dificuldades visuais. Um grande número desses tipos de jogos podem ser encontrados na Internet.

 

Quebra-cabeças

Montar quebra-cabeças é um hobby compartilhado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Quase todos o fazem pelo prazer que encontram, pelo seu caráter lúdico e pelo desafio que representa. Mas, resolver quebra-cabeças também traz muitos outros benefícios, e a memória compensa.

Quanto maior o número de peças, mais o cérebro trabalha na tentativa de encontrar as relações entre as imagens e lembrar os fragmentos vistos anteriormente para saber onde eles podem se encaixar. Portanto, a tarefa de decifrar e montar um quebra-cabeça é uma ótima atividade para a saúde do cérebro. Além de promover a memória, os quebra-cabeças ajudam a desenvolver a paciência e a relaxar e, portanto, servem para aliviar o estresse e a ansiedade.

 

A importancia das matemáticas

É por isso que o uso da matemática como estratégia para exercitar a mente é conhecido por muitos, incluindo atividades como o Sudoku e outros jogos tradicionais, também é altamente estimulante. No entanto, desta vez o jogo se baseia na escolha de um número completamente aleatório (por exemplo 12.345) e a partir de outros números (por exemplo 6, 7, 8 e 9) para desenvolver uma série de estratégias matemáticas a fim de chegar ao número inicial. Para isso, pode-se usar adição, subtração, multiplicação, divisão. Pode ser complicado por exigir o uso de elementos específicos, como exigir o uso de raízes quadradas ou elementos mais complexos.

 

Exercitar a mente

Lembre-se que nossa mente nos fornece um conjunto de competências que nos permite, entre outras coisas, ter uma identidade própria, resolver problemas simples ou complexos, detectar e processar diferentes informações e nos adaptar ao ambiente. Não será uma aposta via betano, mas é hora de exercitar sua mente e dar-lhe um ótimo treino físico.



Promovendo a reaproximação dos diversos profissionais que se aposentaram pela Souza Cruz através de um ambiente de companheirismo e respeito mútuo.