APASC

Notícias

HISTÓRIA: Anais Baianos 

16/01/2022 - APASC

HISTÓRIA: Anais Baianos 

Agradecemos a contribuição acima do nosso associado fundador Nelson Bennemann, profundo conhecedor da cultura do tabaco no Brasil e no mundo.


Antes de Albino Souza Cruz instalar sua fábrica no Rio em 1910, em Niterói, fundada em 1856 já existia a fábrica de cigarros São Domingos, que em 1861 passou a Leite & Alves tendo esta se instalada em Salvador, em 1880, lançado anteriormente com grande sucesso a cigarilha Talvis. Esse sucesso fez a Souza Cruz entrar no ramo de cigarrilhas e charutos, comprando a fábrica Inducondor em Petrópolis. Em Salvador já havia desde 1847 a fábrica de cigarros Martins Fernandes, a pioneira. Para concorrer com essas 2 empresas a Souza Cruz instalou sua fábrica em Salvador, em 1920. E todas as anteriores fecharam!

Tem mais histórias sobre a Souza Cruz? Envie para apasc@apasc.com.br ou para o número Administrador do nosso grupo do WhatsApp!



Promovendo a reaproximação dos diversos profissionais que se aposentaram pela Souza Cruz através de um ambiente de companheirismo e respeito mútuo.