APASC

Notícias

Entrevista CD FASC 2020 - Candidato Paulo Borja

15/11/2020 - APASC

1 - Qual é a importância da eleição para os participantes da FASC? 

 

Antes de mais nada, a FASC é a gestora do patrimônio que acumulamos ao longo de nossa trajetória na Souza Cruz (SC), agora BAT BRASIL. Ela tem excelente administração, é dirigida por diretoria indicada pela SC, e tem Conselhos Deliberativo (CD), e Fiscal (CF). 

Cada Conselho possui 3 membros, dois indicados pela mantenedora da FASC, a SC, e o terceiro é eleito por voto direto dos associados, ativos e aposentados. 

Como as decisões relevantes da diretoria da FASC são referendadas pelo CD e suas contas são fiscalizadas pelo CF, é importante que os conselheiros eleitos tenham conhecimento dos anseios dos associados e capacidade de representá-los. 

Como aposentado e pai de família, conheço a relevância do complemento de aposentadoria proporcionado pela FASC, e a importância de conscientizarmos os mais jovens a contribuir desde cedo para formação do seu complemento de aposentadoria.  

 

2 - Por que se candidatar ao CD da FASC? 

 

Como disse, a FASC tem bons controles, gestão séria e muito competente. Sinto satisfação de colaborar com minha experiência profissional, conhecimento das operações e visão das necessidades dos funcionários, aposentados e pensionistas, BDs e CDs, tendo em vista que trabalhei na Souza Cruz por mais de trinta anos.

Também, acho importante a presença de aposentados nos Conselhos da FASC, para contribuírem com suas experiências profissionais e de aposentados, além de reforçarem a governança com sua independência.

 

3 - Qual é a sua experiência profissional?
 

Sou contador, trabalhei na Deloitte e na Ernst Young, duas das maiores firmas de auditoria do mundo, onde aprendi muito sobre controles, finanças e prevenção de riscos.

Em 1981, entrei na SC, onde trabalhei entre outras áreas em finanças, contabilidade, tesouraria, apuração de tributos, planejamento tributário, controle financeiro das operações com as BATs, controle de exportação de: tabaco, cigarro, serviços de laboratório e de informática.  Conheço unidades da SC e suas operações e vivenciei as necessidades dos funcionários. Lembro também que fui membro do CF da FASC, indicado pela SC.

 

4 - O que você tem feito depois de se aposentar?
 

Participo da diretoria da APASC, mantemos excelente sintonia com FASC e SC. 

Em sintonia com FASC e SC, atuamos no suporte dos interesses coletivos dos aposentados em relação ao plano de saúde, aposentadorias, bem estar e demais questões. 

Mantenho contato com funcionários, aposentados e gestores da FASC e da SC, acompanho o Mercado Financeiro, leio e assisto palestras sobre finanças, além de colaborar com ações de voluntariado. 

Além disso, pratico atividades físicas regulares, leio, tenho hobbies, gosto de viajar, cuidar das netas, e estar com amigos e a família.



Promovendo a reaproximação dos diversos profissionais que se aposentaram pela Souza Cruz através de um ambiente de companheirismo e respeito mútuo.