Comunicado da APASC aos seus associados (e-mail de 28/10/2019)
08/12/2019Com o objetivo de elucidar alguns pontos que tem despertado dúvidas entre nossos associados, aposentados e pensionistas, a APASC decidiu prestar os seguintes esclarecimentos:
PLANO EMPRESARIAL VERSUS PLANO INDIVIDUAL
Os planos de saúde geridos pela Souza Cruz continuam como planos coletivos empresariais e não se tornam planos individuais. A diretoria da APASC sempre teve a preocupação de evitar qualquer mudança na natureza dos planos de saúde. O que mudou foi apenas a modalidade de pagamento de desconto em folha para pagamento de boleto. Vale destacar que vários colegas aposentados, inclusive BDs, já adotam o pagamento por boleto sem nenhum impacto na estrutura do plano. É também importante ressaltar que a Diretoria Executiva da APASC fez parte de um "piloto" desta mudança em junho para avaliar os efeitos destas alterações. Nos boletos que recebemos consta literalmente: "Este pagamento integrará o Prêmio recolhido pelo estipulante SOUZA CRUZ SA" e estabelece a validade do plano: "Prazo limite do benefício - 31.05.2099". Estas duas afirmações constantes dos boletos emitidos pela Sulamerica demonstram cabalmente a continuidade do plano empresarial negociado entre a Souza Cruz e a operadora. Portanto, nada mudou em relação à natureza do plano de saúde. Em relação à interrupção do processo de negociação de reajustes anuais envolvendo as operadoras e a SC, isto não deverá ocorrer pois a natureza do plano de saúde não foi mudada conforme mostramos no comentário acima. A APASC continuará a ter conversações com a SC no período de reajustes em abril e procuraremos influenciar nesta decisão.
BOLETO ELETRÔNICO - DDA
Quanto ao DDA, importa salientar que, inicialmente, a APASC propôs o débito automático, procedimento mais simples que o primeiro, mas, infelizmente, as operadoras não possuem esta modalidade de cobrança. Restou o DDA que é um processo de pagamento de boleto mais complexo que o débito automático. Lembramos que desde o primeiro boleto, alguns diretores têm feito seus pagamentos através de DDA, sem nenhum problema até o momento. Para fazer este procedimento, o correntista tem de cadastrar o DDA em seu banco e tem a possibilidade de automatizar a cobrança para a data de vencimento do boleto, sem precisar autorizar o pagamento mensalmente.
PAGAMENTO DO PLANO EM DEZEMBRO DE 2019 E JANEIRO DE 2020
Quanto à antecipação do pagamento do final do mês para o início do mês, haverá certamente num primeiro momento um custo que a APASC conseguiu mitigar solicitando que o novo processo tivesse início em dezembro, coincidindo com o recebimento do 13o salário. A APASC procurou manter o pagamento para o final do mês, mas, infelizmente, as operadoras operam com o pré-pagamento do mês quando se trata de boleto bancário. Sabemos que as consequências desta mudança implementada pela Souza Cruz trouxeram dificuldades para todos os aposentados e pensionistas, mas, estamos convictos, que temos um plano de saúde bastante competitivo no mercado e muito bem administrado pela SC e suas contratadas especializadas no ramo. A APASC continuará a envidar todos os esforços para preservá-lo e melhorá-lo representando, assim, os interesses de seus associados.
Cordialmente.
José Roberto Cosmo Presidente J.R.Cosmo