Trabalho voluntário na terceira idade ajuda a construir novos laços e no combate a depressão
10/07/2019 - Portal A Terceira IdadeQuem disse que para fazer trabalho voluntário precisa ser jovem? Esse tipo de atividade é uma oportunidade de ocupar o tempo, construir novos laços e conhecer pessoas, e da melhor forma: com o propósito de ajudar o próximo.
Segundo o Portal A Terceira Idade, o indivíduo que realiza o voluntariado também percebe diversos benefícios para o seu dia a dia como o aumento da autoestima, diminuição da ansiedade e do estresse. Outro benefício é que ele pode ser um aliado no combate à depressão na terceira idade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população idosa sofre com depressão. No Brasil, o número gira em torno de 15%.
Conforme a publicação, esse problema está relacionado com o sentimento de exclusão social. Na terceira idade, a depressão é comum porque pode estar ligada a fatores biológicos, sociais ou psicológicos.
Sendo assim, o trabalho voluntário pode ser uma atividade eficaz para a modificação deste cenário, pois ajuda a tornar a vida mais divertida e menos artificial.
Existem várias organizações não governamentais que estão sempre precisando de voluntários para trabalharem em diversas áreas. Se você gostaria de fazer esse tipo de trabalho, mas não sabe onde, entre em contato conosco pela nossa página no facebook e nós indicamos algumas organizações para você!
No Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, a Associação Solidários Amigos de Betânia, está sempre precisando de voluntários. A ASAB é uma entidade empenhada no processo de inclusão social de moradores de rua, fundada em 3 de dezembro de 1999 pela Irmã Maria Elci Zerma. O telefone para contato é (21) 2424-5560 | 2424-5702 . Para mais informações sobre, entre no site deles: http://www.betaniasab.org.br