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Comunicados APASC

Planos de Saúde/Reuniões com BAT

25/11/2024 - APASC

Prezado Associado,

Recentemente, para subsidiar reunião da Diretoria com a BAT sobre Planos de saúde, solicitamos contribuições dos Associados sobre sugestões, dúvidas ou reclamações envolvendo o tema.

Vários colegas atenderam ao chamado e desde já agradecemos sua atenção e disponibilidade.

Assim, nosso objetivo é compartilhar alguns pontos da reunião realizada no final de outubro que contou com a participação da Mercer Marsh que assessora a BAT e outras grandes empresas no Brasil e no exterior nos contratos de planos de saúde e que, portanto, possuem uma visão geral e ampla do mercado.
 

1 - Descredenciamento de médicos, mais especificamente na Sulamerica, e laboratórios e hospitais em ambas:

 

a.    Como tem sido amplamente noticiado, o Setor todo passa por um processo de buscar ganho de escala diante dos resultados negativos nos últimos anos, assim como melhorias na Governança tendo como exemplo o combate às fraudes e um trabalho mais preventivo;

b.   As ações se dão através de diversas iniciativas, tendo com plano central uma maior verticalização e centralização através da instalação de Hospitais próprios, centros de atendimento etc, prevenção para grupos de risco e Telemedicina;

c.   Sabendo que isto pode gerar um maior esforço para o usuário alguns laboratórios estão oferecendo alternativas como a coleta residencial de material para exames, obviamente com efeito parcial dada a impossibilidade de cobrir todos os exames (ver cartilha e Folder da Sulamerica “sobre o LabIN” disponível em algumas cidades);

d.   Ainda segundo o noticiário, grandes empresas estão indo na mesma direção para reduzir o custo do benefício de saúde, seja através da prevenção ou até de criação de centros próprios de atendimento.

Nossa opinião: Este processo é irreversível, esta estratégia de atuação já havia ocorrido nas grandes companhias para reduzir custos administrativos ou logísticos e agora chegou à área de saúde. Um reflexo positivo para todos nós é a redução do índice de sinistralidade e menor repercussão nos reajustes anuais, como temos experimentado, pelo menos nos últimos 3 anos.

 

2 – Não reajuste da tabela de reembolso:

 

a.   Primeiro é importante destacar que o reembolso não é obrigatório, porém, para os planos com sistema de reembolso, que é nosso caso, é garantido que ele deva ser no mínimo igual ao valor da remuneração paga ao profissional credenciado de saúde, variando logicamente a depender do produto escolhido, ver exemplo de cálculo do reembolso pela Sulamerica clicando no link a seguir https://www.sulamerica.com.br/reembolso/;

b.  A opção pelo uso do particular, com opção pelo reembolso, não é regra geral e a solução ideal a não ser em casos excepcionais por questão pessoal e de confiança no profissional. Nos casos de exames nossa recomendação é sempre pelo uso de credenciados;

c.  De acordo com esta linha de conduta, reembolso é proporcionalmente usado por poucos e principalmente para consultas e intervenções cirúrgicas;

d.   Porém, caso a tabela de reembolso seja atualizada anualmente terá repercussão no índice de sinistralidade, impactará a todos os usuários no reajuste das mensalidades e beneficiará a poucos;

e.  Considerando a regra que garante um reembolso mínimo de acordo com o pago ao profissional credenciado, variando de acordo com o plano e produto escolhido, além dos outros aspectos destacados acima, a tendência observada no mundo corporativo é de não reajustar a tabela de reembolso.

Nossa opinião: Considerando os pontos acima, o comportamento do mercado, os reflexos na sinistralidade e nos reajustes anuais entendemos que esta prática vai perdurar, exceto por ajustes pontuais como o realizado há dois anos atrás para as consultas nos planos intermediários para baixo. 

 

3 - Existência de plano Odontológico:

Esta opção não existe para os planos de aposentados.

 

4 – Dúvidas em Geral:

 

A nosso pedido, está em construção pela Mercer Marsh uma cartilha, data ainda não definida para divulgação aos associados, onde se dará destaque aos pontos que normalmente geram dúvidas ou são motivos de questionamento nas Centrais de Relacionamento de ambas as operadoras.

Finalizando segue um guia ilustrativo editado pela Sulamerica sobre o uso do APP que pode ser útil no dia a dia.

Esperamos ter ajudado, certamente a cartilha citada no item 4 acima ajudará no esclarecimento de outros pontos. Existindo dúvidas, sugestões ou reclamações adicionais pedimos nos informar pelo e-mail apasc@apasc.com.br.

Obrigado,

Diretoria



Promovendo a reaproximação dos diversos profissionais que se aposentaram pela Souza Cruz através de um ambiente de companheirismo e respeito mútuo.